sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O USO DAS TIC EM HISTÓRIA E HISTÓRIA DA CULTURA PERNAMBUCANA

 

     O uso da TIC  em  História e História da Cultura Pernambucana podem ser colocadas como objeto de reflexão de forma tecnológica e social, nas questões sociais, culturais, éticas e psicológicas.. Além disso, as TIC como meio de instrumento de informação e comunicação entre alunos, docentes, escolas entre outros que estão em processo de formação.

     A utilização das TIC  em Historia e História da Cultura Pernambuco deve seguir as seguintes etapas:


  - Escolher conteúdos que serão apresentados e estudados  na sala  de aula , e se estiver uma sala de informática , o professor deve aprofundar o conteúdo de forma objetiva e proveitosa.é um forma essencial para que a aula seja objetiva e produtiva.


  - Com os conteúdos selecionados, é momento de pesquisas, de encontrar os programas e sites adequados para alcançar os objetivos de aprendizagem.


 - Para evitar a dispersão dos alunos é preciso elaborar um roteiro das atividades de forma organizada e planejadas, levando a pesquisar os conteúdos estudados, adquirindo informações.


  - O Professor deve incentivar a interação para construir conhecimento. Se puder criar  blogs, e-mails e fóruns é uma ótima idéia.


 - Criar ou usar jogos educativos (softwares), dentro dos temas de história uma forma de estimular os alunos, complementado a aula, causando interesses no alunado.


- O professor pode explorar o audiovisual, a internet e os programas educativos que oferecem vídeos e animações dos conteúdos Historia e HCP que facilita a aprendizagem.


 - Deixar que o aluno produza seus próprios textos dos conteúdos de Historia e HCP, publique em sites ou blogs, crie slide dos textos criados e depois apresentar aos colegas, isso estimula o alunado.


- Para que o aluno não fuja do conteúdo da aula de História e HCP, evitando que ele fique desatento ao tema, poderão usar a alternativa de bloquear o acesso a sites  que não estão de com o conteúdo ministrado.

 

                                 Elisângela

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário