sábado, 4 de setembro de 2010

O USO DAS TIC NAS DISCIPLINAS:HISTÓRIA,HCP E RELIGIÃO

               As tecnologias de informação e comunicações (TIC) atualmente são visto como um termo de referência uma ampla diversidade de serviços, aplicações, e tecnologias, uma ampla diversidade que abrange desde tecnologias 'antigas às 'novas' comunicações móveis celulares.

               As tecnologias de Informação têm percorrido diferentes etapas em seu caminho com objetivo de chegar o ponto central do qual ocupa hoje. Expandiu em todos os setores, chegando às universidades e escolas, abrindo uma visão para os alunos que querem trocar conhecimentos.

               O uso das TIC foi utilizado nas disciplinas (História, História da Cultura Pernambucana e Religião, em um projeto (Afrânio em Progresso), na Escola Municipal Clementino Coelho. Através de estudos realizados em sala de aula, onde os conteúdos foram explorados, em seguida as etapas foram divididas, levando o aluno a fazer pesquisas em bibliotecas, Internet, registrando imagens com uma câmara digital, realizando filmagens de alguns pontos históricos da cidade, da cultura, da religião e da política da cidade de Afrânio. As imagens foram passadas para o computador onde o aluno imprimiu para fazer os desenhos pitados em madeiras, gesso e cartazes, sendo assim cada etapa dos trabalhos foram registrados em imagens e vídeos.           

              As imagens e vídeos foram reproduzidos em DVD/CD para que o conhecimento em relação aos principais monumentos históricos da cidade fosse repassado pra os colegas no momento da exposição, usando assim os aparelhos de DVD e TV. Usando ainda o computador foi feito slide, vídeos dos trabalhos e cartões de lembranças para os visitantes.
              Em todas as etapas, o uso das TIC foi de suma importância para aprimorar os conhecimentos. Fazendo com que o aluno compreenda que a TIC são essenciais para o seu progresso, desde que seja usado de forma adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário